quinta-feira, 21 de abril de 2011

ESTUDO DE CASO | Conjunto Habitacional Jardim das Palmeiras

OBJETO DE ESTUDO


O Conjunto Habitacional Jardim das Palmeiras localiza-se no setor sudoeste da cidade de Uberlândia (Zona Residencial 2) e faz parte do Programa de Arrendamento - PAR, destinado a moradores com renda entre 03 e 04 salários mínimos.




A habitação proposta possui sala, cozinha, uma pequena área de serviço semi-coberta, 03 quartos, 01 banheiro e quintal descoberto nos fundos, totalizando cerca de 51,30 m² de área interna.




O projeto original contava com apenas 02 quartos e era entregue ao morador com os muros construídos. No entanto, através de um acordo entre as construtoras, a moradia passou a ser construída com um quarto a mais, em troca do muro. Embora as moradias – agora de 03 quartos – tenham sido entregues sem o muro construído nos limites do lote, a grande maioria delas atualmente já possui o muro, construído por responsabilidade do próprio morador.




Como mostra a fotografia acima, em alguns casos existem alterações claramente perceptíveis nos imóveis, como a construção de cobertura no afastamento entre o muro e o mesmo, agregando à casa uma garagem coberta. Em outros casos, as alterações são internas e, muitas vezes, possuem caráter de improviso.


Com o intuito de avaliar o espaço interno oferecido pelas habitações em questão, foram escolhidas 03 casas de forma aleatória para o estudo. Foi aplicado um questionário para os moradores, de forma a entender a relação dos moradores com a habitação, suas dificuldades, necessidades e satisfações.


É válido ressaltar que os dados apresentados nas entrevistas foram evidenciados pelos próprios moradores, sem nenhuma alteração. No entanto, em muitos casos, as respostas não retratam a realidade do espaço avaliado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário