segunda-feira, 16 de maio de 2011

AÇÕES E RELAÇÕES

Perfil da Família Estudada_
A família estudada é formada por um jovem casal e seu filho de 04 anos. No entanto, é importante considerar a possibilidade de ampliação da família, com a chegada de mais filhos ou até mesmo outros parentes.


Lista de Ações_

Acordar
Levantar
Sentar
Despir-se
Tomar banho
Vestir-se
Calçar-se
Pentear-se
Escovar os dentes

Acordar o filho
Dar banho no filho
Vestir o filho
Calçar o filho
Pentear o filho
Trocar Fraldas

Preparar café da manhã
Comer café da manhã
Recolher café da manhã
Lavar louça

Brincar
Fazer tarefa de casa
Ver TV

Arrumar
Limpar
Varrer
Estocar objetos

Preparar refeição
Comer refeição
Recolher refeição
Organizar cozinha

Ler
Ouvir música
Escrever
Descansar

Recolher roupas
Lavar roupas
Secar roupas
Passar roupas
Guardar roupas

Trocar de roupa
Lavar mãos
Defecar
Urinar

Receber pessoas
Conversar
Fazer refeições coletivas

Deitar
Dormir

Entrar
Sair


RELAÇÃO 01 _ Ação x Necessidade de Equipamento
Como ponto de partida, foi feita uma análise relacionando cada ação com a necessidade de equipamentos para que a mesma aconteça. Algumas ações são independentes de qualquer objeto, podendo acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar. Já outras, estão condicionadas à existência de objetos ou equipamentos, sejam eles específicos ou não, para que aconteçam de forma adequada.



Uma vez que o intuito do trabalho é o desenvolvimento de um mobiliário mais adequado para a realização das atividades domésticas em Habitações de Interesse Social, leva-se em consideração apenas as ações que necessitam de equipamentos para sua realização, de forma a otimizar a relação espaço x equipamento x usuário.


RELAÇÃO 02 _ Ação x Rotina
Após determinar as atividades que necessitam de equipamento, foi feita a relação entre essas atividades e a rotina dos moradores, evidenciando as ações que acontecem diariamente (ou próximo disso) e as que acontecem de forma ocasional.




RELAÇÃO 03 _ Ação x Duração
A próxima relação feita foi entre a ação e o tempo necessário para sua realização. Para isso, são consideradas de curta duração aquelas atividades que podem ser realizadas em até 15 minutos, sendo consideradas de longa duração as atividades que necessitam de um tempo acima do estabelecido. Embora 15 minutos seja um período de tempo razoavelmente curto, é necessário considerar a rotina doméstica agitada das famílias atuais, que passam cada vez menos tempo dentro de casa.




RELAÇÃO 04 _ Ação x Frequência
Por fim, foi feita a relação entre as ações e a freqüência com que acontecem durante o dia, buscando melhor entender as ações que se repetem várias vezes e aquelas que acontecem de forma única no período de um dia ou até mesmo uma semana.



As relações propostas se mostram fundamentais para nortear o trabalho de desenvolvimento de mobiliários flexíveis, no sentido de indicar quais das ações listadas são primárias, secundárias ou ocasionais. Para as ações que acontecem todos os dias, durante um período longo de tempo e repetidas vezes, por exemplo, deve ser proposto um mobiliário multifuncional de caráter mais fixo, enquanto ações ocasionais podem contar com mobiliários retráteis, que só ocuparão espaço quando estiverem sendo usados.



Relação entre os mobiliários pesquisados e as ações primárias:


Relação entre os mobiliários pesquisados e as ações secundárias:


Relação entre os mobiliários pesquisados e as ações ocasionais:



RELAÇÃO 05 _ Ação Privativa x Ação Coletiva
Um dos problemas da utilização de mobiliários flexíveis é o conflito de atividades simultâneas realizadas pelos moradores da casa. Nesse sentido, foi feita a relação entre as ações que são privativas e as que são coletivas, de forma a propor mobiliários que permitam que todos os moradores realizem as atividades que desejam a qualquer momento do dia.



Para a realização das ações privativas, deve ser desenvolvido um mobiliário de caráter individual, enquanto as ações coletivas pedem mobiliários próprios para serem utilizados por várias pessoas ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário