sexta-feira, 24 de junho de 2011

PROPOSTA | Habitação de Interesse Social 60m² + Mobiliário Flexível

Com o intuito de oferecer ao morador um espaço mais adequado à utilização do mobiliário a ser desenvolvido, é proposta uma nova planta para a residência com uma diferente configuração dos espaços, de forma a otimizar a realização das atividades diárias e ocasionais dos moradores.

Um grande problema observado nas moradias de interesse social estudadas foi a falta de aproveitamento do terreno, que é normalmente estreito e comprido enquanto as casas possuem uma configuração quadrada. Dessa forma, propõe-se uma planta mais retangular, de forma a melhor aproveitar os espaços de afastamento lateral.

A distribuição dos espaços na planta proposta baseia-se em 03 divisões: área social, área privativa e áreas externas. Entre a área social e a privativa existe uma parede hidráulica onde todos os equipamentos hidráulicos estão ligados, formando um eixo central de áreas molhadas.

Planta da Residência Proposta

Fachada Frontal

Fachada Lateral Esquerda

Fachada Lateral Direita

Fachada Posterior

Não existe divisão interna das áreas social e privativa, de forma a permitir que os espaços sejam formados de acordo com a necessidade dos moradores, através de painéis de dry-wall. A planta livre garante um melhor aproveitamento dos espaços levando em consideração a rotina daquele específico morador, além de permitir mudanças espaciais ao longo do tempo, acompanhando as possíveis mudanças na família.

Possibilidades de Divisão Interna

De forma a tornar o espaço interno da casa mais amplo, existe uma grande interação entre as áreas internas e externas. Divisórias móveis fazem com que as áreas externas sejam facilmente acessadas e incorporadas ao espaço interno, se comportando como uma ampliação da residência, sempre que necessário.

01 | ESTOCAGENS

Embora a planta livre e os painéis de interação com a área exterior dificultem o posicionamento das estocagens, são propostas 03 paredes destinadas à implantação das mesmas, suprindo a necessidade de estocagem de objetos diversos na área social e objetos particulares na área privativa. As estocagens são posicionadas de forma a melhor aproveitar os espaços de passagem e, ao mesmo tempo, permitir que existam áreas de estocagem no interior dos espaços destinados aos quartos, dentro das possibilidades de divisão interna oferecidas.

Nas paredes de estocagem serão instaladas estruturas metálicas que permitam a montagem de diferentes tipologias de estocagem de forma simples e rápida, seguindo o exemplo da marca britânica Vitsoe. A estrutura permite que sejam combinados diversos módulos de estocagem (conjunto de gavetas, prateleiras, portas basculantes, etc) de cores e estilos variados, resultando em possibilidades que se adequam de forma mais completa às necessidades do morador. Além disso, as combinações podem ser modificadas ao longo do tempo, conforme se mostrar necessário.

Imagem Ilustrativa da Estocagem Proposta - Vitsoe
Visite o site: http://www.vitsoe.com/en/rw/

02 | PAINÉIS MÓVEIS / DOBRÁVEIS

A separação entre a área interna e a área externa da residência – proporcionada pelo maior afastamento lateral – é feita através de painéis móveis e dobráveis, que permitem inúmeras possibilidades de utilização. O painel localizado na área social da casa se desdobra em mesas de diferentes tamanhos, que podem ser utilizadas tanto no interior quanto no exterior, permitindo que as mesas sejam montadas de acordo com a demanda momentânea. Quando as mesas não forem necessárias, a dobra superior do painel permite a iluminação e ventilação do local, se comportando como uma grande janela. Parte do painel pode ainda ser aberto,liberando completamente a passagem de uma área para outra, de forma a ampliar o espaço social.

Painel Área Social - Fechado

Painel Área Social - Aberto

Painel Área Social - Aberto

Os painéis localizados na área privativa permitem que os quartos se abram para a área externa, formando varandas que também servem para ampliar o espaço oferecido sempre que necessário. A própria configuração das aberturas faz com que os painéis, quando abertos, se encarreguem da separação entre as varandas, garantindo a privacidade dos moradores. As dobras superiores dos painéis também proporcionam a iluminação e ventilação do local.

Painel Área Privativa - Fechado

Painel Área Privativa - Aberto

Painel Área Privativa - Aberto

Os painéis são feitos de placas de OSB, material leve que permitirá o fácil manuseio dos mesmos. As dobras são proporcionadas pela divisão do painel em várias partes conectadas por dobradiças, que permitem o movimento das placas.

Det. Painel Área Social

Det. Painel Área Privativa


Det. Sistema de Travas dos Painéis

03 | BANHEIRO

Outro ponto que chamou atenção nos casos estudados foi a configuração dos banheiros propostos nas habitações de interesse social que, apesar de serem únicos, não permitem a utilização de mais de um morador ao mesmo tempo. Além disso, o espaço reduzido dificulta a realização de algumas atividades, como a troca de roupa.
Na tentativa de solucionar essas questões, é proposto um banheiro que se divide em 03partes, permitindo a utilização simultânea dos moradores. O vaso sanitário é reservado, separado do lavatório por divisórias. O espaço do banho também é reservado e possui uma área destinada à estocagem de objetos e utensílios relacionados, além de permitir a troca de roupa com mais conforto.

Planta do Banheiro Proposto

Perspectiva Ilustrativa do Banheiro Proposto

Perspectiva Ilustrativa do Banheiro Proposto

04 | ÁREA PRIVATIVA

Conforme foi estudado, a multi-funcionalidade dos espaços e dos mobiliários oferecidos pode causar conflitos entre as atividades realizadas pelos diversos moradores da mesma residência, dificultando a realização de diferentes atividades de forma simultânea. Por isso, é proposto um mobiliário individual para cada morador, permitindo que os mesmos realizem as ações individuais básicas (descansar, dormir, deitar, escrever, ler, estudar, estocar, etc.) sempre que necessário.

Perspectiva Ilustrativa do Mobiliário Individual

Perspectiva Ilustrativa do Mobiliário Individual

Det. Mobiliário Individual

Perspectiva Ilustrativa do Mobiliário de Casal

Det. Mobiliário de Casal

Referência Projetual:


O Módulo Individual divide-se basicamente em cama e estocagem. No entanto, a porta de uma das estocagens, quando aberta, proporciona uma mesa. Uma cadeira dobrável é embutida entre as estocagens, podendo ser utilizada apenas quando necessário. O Módulo Casal é semelhante, sendo que a estocagem lateral (com mesa e cadeira) se repete em ambos os lados, proporcionando a mobiliários que podem ser utilizados de forma independente um do outro.

Perspectiva Ilustrativa da Cadeira Dobrável

Det. Cadeira Dobrável

Det. Gaveteiro com Rodízios

Perspectiva Ilustrativa dos Mobiliários Individuais

Perspectiva Ilustrativa do Mobiliário de Casal

Referências Projetuais:


Para a área privativa da residência, é proposto ainda um mobiliário para bebês, que consiga reunir de forma compacta todos os equipamentos normalmente encontrados em quartos de bebês. O Módulo Bebê também se divide em berço e estocagem, mas conta ainda com um trocador acoplado ao berço, que pode ser aberto de forma simples apenas quando necessário.

Perspectiva Ilustrativa do Mobiliário para Bebê

Det. Mobiliário para Bebê

Referência Projetual:


Através da combinação das possibilidades de divisão interna da área privativa com os mobiliários individuais propostos, são oferecidas várias configurações que podem ser modificadas, acompanhando o crescimento da família.

Possibilidades de Lay-out

05 | ÁREA SOCIAL / CONVÍVIO

Para a área social da casa, é proposto um gaveteiro desmontável que, com as almofadas acopladas, pode se transformar em um sofá. Essa configuração permite que a dimensão do sofá seja compatível com a necessidade do momento, aproveitando ainda a estrutura do mesmo como estocagem. Os gaveteiros podem ser empilhados ou utilizados como mesa de centro, enquanto a combinação das almofadas resulta em um colchão para uso eventual. As almofadas podem ser dobradas e empilhadas quando não estiverem sendo utilizadas, de forma a ocupar um espaço mínimo.

Perspectiva Ilustrativa do Mobiliário Proposto (Sofá-Gaveteiro)

Det. Sofá-Gaveteiro

Referências Projetuais:


Como já foi evidenciado anteriormente, o painel de fechamento da área social pode ser desdobrado em mesas de diferentes tamanhos. Para a utilização dessas mesas, são propostos bancos empilháveis que, quando empilhados, se reduzem ao espaço de um só, fazendo com que sejam facilmente guardados.

Perspectiva Ilustrativa dos Mobiliários Propostos

Referência Projetual:


Dessa forma, a mesa retrátil com dois tamanhos e o sofá em módulos permite uma melhor utilização espacial da área social da casa. Os mobiliários podem se adaptar à necessidade do momento, hora ampliando a sala, hora ampliando a cozinha, hora criando uma copa, etc.

Possibilidades de Lay-out

06 | LAVANDERIA

Na lateral direita da casa encontra-se a lavanderia, para a qual foi pensado um mobiliário compacto que permitisse a realização de todas as atividades relacionadas a esse espaço com maior racionalidade. O Módulo Lavanderia propõe bancada com tanque, tábua de passar roupas embutida, cesto de roupas (sujas ou limpas) com rodízio, estocagem suspensa para produtos de limpeza, varal coberto, entre outros.

Perspectiva Ilustrativa da Lavanderia Proposta


Det. Módulo Lavanderia

O espaço embaixo da bancada é aproveitado através mobiliários móveis que se encaixam, além de uma tábua de passar roupas que pode ser reduzida a uma gaveta. Acima do tanque, encontra-se um armário suspenso com prateleiras adaptáveis (seguindo a linha de estocagens proposta em toda a casa).

Perspectiva Ilustrativa dos Mobiliários Propostos

Det. Cestos Móveis

Referências Projetuais:


Ao lado da bancada, é proposto um módulo de prateleiras rasas que podem ser utilizadas para colocar utensílios de uso mais constante, como sabão, bucha, escovas, entre outros. O fechamento desse módulo é feito através de um gradil que, quando aberto, pode ser utilizado como um pequeno varal coberto.

Perspectiva Ilustrativa dos Mobiliários Propostos

Det. Prateleiras/Varal Coberto

Referência Projetual: