sexta-feira, 24 de junho de 2011

PROPOSTA | Habitação de Interesse Social 60m² + Mobiliário Flexível

Com o intuito de oferecer ao morador um espaço mais adequado à utilização do mobiliário a ser desenvolvido, é proposta uma nova planta para a residência com uma diferente configuração dos espaços, de forma a otimizar a realização das atividades diárias e ocasionais dos moradores.

Um grande problema observado nas moradias de interesse social estudadas foi a falta de aproveitamento do terreno, que é normalmente estreito e comprido enquanto as casas possuem uma configuração quadrada. Dessa forma, propõe-se uma planta mais retangular, de forma a melhor aproveitar os espaços de afastamento lateral.

A distribuição dos espaços na planta proposta baseia-se em 03 divisões: área social, área privativa e áreas externas. Entre a área social e a privativa existe uma parede hidráulica onde todos os equipamentos hidráulicos estão ligados, formando um eixo central de áreas molhadas.

Planta da Residência Proposta

Fachada Frontal

Fachada Lateral Esquerda

Fachada Lateral Direita

Fachada Posterior

Não existe divisão interna das áreas social e privativa, de forma a permitir que os espaços sejam formados de acordo com a necessidade dos moradores, através de painéis de dry-wall. A planta livre garante um melhor aproveitamento dos espaços levando em consideração a rotina daquele específico morador, além de permitir mudanças espaciais ao longo do tempo, acompanhando as possíveis mudanças na família.

Possibilidades de Divisão Interna

De forma a tornar o espaço interno da casa mais amplo, existe uma grande interação entre as áreas internas e externas. Divisórias móveis fazem com que as áreas externas sejam facilmente acessadas e incorporadas ao espaço interno, se comportando como uma ampliação da residência, sempre que necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário